Conheça Nossos Serviços

Levantamento Planimétrico
Se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.

Levantamento Altimétrico
Consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também pode ser chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno.

Levantamento Planialtimétrico
União entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo.

Georreferenciamento
Descrição do imóvel rural ou urbano em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis, georreferenciados ao sistema geodésico brasileiro, com precisão posicional fixada pelo INCRA.

Desmembramento
Subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique a abertura de novas vias e logradouros públicos, nem prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Remembramento
Procedimento administrativo destinado a realizar a fusão ou unificação de dois ou mais terrenos, para a formação de novo lote, pelo reagrupamento de lotes contíguos, com a decorrente constituição de um terreno maior.

Retificação de Área
Processo burocrático no qual deverão ser modificados os ângulos, perímetros, áreas e demais elementos que estão presentes em uma determinada área de um terreno.

Projetos de Loteamentos
A atividade de parcelar o solo, dividindo uma área de terras em frações menores, não é livre para os proprietários. Exige, em primeiro lugar, a aprovação do projeto de parcelamento pela Prefeitura Municipal.

Levantamento Aerofotogramétrico
É um dos métodos utilizados para o mapeamento da superfície terrestre. O voo fotogramétrico é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera fotogramétrico que cobre toda a área a ser mapeada.

CAR ou Cadastro Ambiental Rural
Registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas.

PCA – Plano de Controle Ambiental
Estudo que tem por objetivo identificar e propor medidas mitigadoras aos impactos gerados por empreendimentos de médio porte.

RIMA – Relatório de Impacto Ambiental
Documento público que confere transparência ao EIA, um resumo em linguagem didática, clara e objetiva, para que qualquer interessado tenha acesso à informação e exerça controle social.

RCA – Relatório de Controle Ambiental
O RCA é um estudo ambiental exigido para empreendimentos e/ou atividades que não possuem grande capacidade de gerar impactos ambientais, apresentado quando for requerida a Licença Prévia, entretanto, a sua estruturação possui escopo semelhante ao do EIA/RIMA, apenas não são demandados altos níveis de especificidade em sua elaboração.

EIA – Estudo de Impacto Ambiental
Estudo multidisciplinar exigido para licenciamento ambiental de empreendimentos de alto potencial poluidor. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um documento técnico que objetiva realizar avaliação ampla e completa dos impactos sociais e ambientais causados pela instalação e operação de determinado empreendimento e indicar as devidas medidas mitigadoras e/ou compensatória em função de suas atividades.

PRAD – Plano de Recuperação de Área Degradadas
Solicitado pelos órgãos ambientais como parte integrante do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente.

PTRF – Projeto Técnico de Reconstituição da Flora
Apresentado junto ao Processo Administrativo de Regularização Ambiental, propondo medidas mitigadoras e compensatórias obrigatórias ao empreendedor que provocou alguma intervenção ambiental.

DAIA – Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental
Autorização emitida pelo Instituto Estadual de Florestas para acobertar intervenções ambientais.

Outorga
Instrumento necessário para o gerenciamento dos recursos hídricos, pois permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso.